Database & Neuromarketing

Database & Neuromarketing

No primeiro post do ano, trouxemos para você 4 tendências de Neuromarketing para 2018, de acordo com o Toolkit do WARC. Uma dessas tendências, que você com certeza ouve falar muito por aí, é a importância de grandes databases dentro das empresas. Mas porque tanto se fala nisso? Para que serve e porque eu deveria usar esse aglomerado de dados na prática?

No post de hoje, vou te mostrar porque ter ou utilizar um banco de dados é uma ferramenta poderosa para o seu negócio e, é claro, como as pesquisas se beneficiam desse recurso!

A teoria por trás da análise de dados é que ela tem a capacidade de revelar padrões e tendências, o que, consequentemente, direciona os investimentos de tempo e dinheiro das empresas de modo mais inteligente. Com decisões mais inteligentes, temos um negócio mais lucrativo e eficiente. Excelente, certo? Agora, é importante ter em mente que quando o assunto é database, existem dois aspectos que devem ser levados em conta: o valor que aquelas informações têm para seu negócio, e o gerenciamento dessas informações.

Vou te dar alguns exemplos de aplicação de databases, para que você possa entender como as opções de uso são vastas, basta ter valor por trás:

1: Para decisões de negócio

Ponto importantíssimo! Através da análise de um bom banco de dados relativos ao seu negócio, você é capaz de identificar novas oportunidades ou mesmo diagnosticar estratégias mais fracas. A parte prática é que com isso a empresa poderá tomar decisões guiadas e com menos riscos, o que aumenta a probabilidade de sucesso.

2: Para atendimento ao Consumidor

O que são os dados do seu database senão informações sobre o seu consumidor? Direta ou indiretamente, dependendo do seu negócio, os padrões identificados com esse recurso te permitem conhecer melhor o comportamento do seu público-alvo, o que ele gosta mais ou menos. Dessa forma, uma empresa é capaz de refinar seu processo de atendimento, garantindo uma boa experiência quando em contato com um cliente.

3: Para aprimoramento de Campanhas Publicitárias!

É claro que não poderíamos deixar a comunicação de fora! Seja lá no início, ainda no processo de criação, ou depois de já ter lançado sua propaganda, todo dado referente ao impacto da sua campanha é pertinente! Podemos ter diversos tipos de dados te auxiliando aqui, mas no fim o resultado é o mesmo: orientar a criação de peças publicitárias eficientes e relevantes. Lembre-se, toda propaganda tem o objetivo de agregar algum valor para a marca que a veicula. Isso significa investimento monetário que precisa dar retorno e que se não for eficaz, será desperdiçado. Melhor prevenir e apostar mais nos dados e menos na intuição, né?

Já consegue pensar em como se beneficiar com os bancos de dados? Independente do seu setor ou área de atuação, o seu negócio também está gerando dados a todo momento. Por exemplo, aqui na Forebrain temos o BRAIN, um banco de comerciais de TV analisados com métodos de neurociência. Como todo bom banco de dados, o BRAIN permite que os assinantes identifiquem padrões no impacto de diferentes estratégias publicitárias. Para você ter uma ideia, um deles nos mostrou que o humor tende a chamar mais atenção dos homens do que das mulheres, por exemplo. Essa informação, na sua opinião, gera valor? Sim, pois pode ser usada para orientar a criação de anúncios que queiram atingir um sexo específico!

Se ficou com alguma dúvida sobre esse assunto ou curioso sobre o que mais o nosso database tem para mostrar, pergunta pra gente!

Database & Neuromarketing