Desenvolvemos e avaliamos
estratégias de branding e comunicação para transformar sua marca, produto, serviço e experiência.
Método proprietário desenvolvido pela Forebrain para a criação de um banco de dados de filmes publicitários. O BRAIN é a primeira Plataforma de Serviços de Inteligência que usa dados neurocientíficos para pré-teste, pós-teste e construção de aprendizados e insights de comunicação. O BRAIN utiliza uma das principais técnicas utilizadas no neuromarketing, a Eletroencefalografia, que consegue mensurar a atividade elétrica do cérebro, e ondas cerebrais relacionadas a estados mentais. Utilizando algoritmos proprietários, a Forebrain desenvolveu índices que permitem a mensuração de estados mentais fundamentais para análise de comunicação publicitária. Estes podem averiguar as sensações provocadas pelo peça publicitária momento a momento - registros a cada meio segundo:
De forma complementar, o foco visual, monitorado por tecnologia de Eye-Tracking, permite a construção do Índice de Visualização, que dimensiona a capacidade de elementos visuais como logomarcas e produtos serem ou não visualizados dentro do TVC.
A plataforma online é composta por dashboards analíticos que agregam estes índices, permitindo a compreensão do real impacto da comunicação publicitária. Também dá acesso a relatórios de insight que congregam a interpretação dos dados neurocientíficos e as estratégias de comunicação publicitária.
Avaliamos as associações despertadas no Sistema 1 do consumidor através do Teste Implícito de Priming (TIP). O TIP ocorre como se fosse um jogo, em que os participantes devem identificar elementos (marcas, embalagens, faces, palavras “SIM/NÃO”, etc) que aparecem no centro da tela. Para cada elemento que aparece no centro da tela, o participante deve apertar uma tecla correspondente, concluindo a tarefa sempre o mais rápido que puder.
Antecedendo esses elementos, serão apresentados diferentes primers (palavras, frases, imagens) em alta velocidade, na casa de centésimos de segundo, que causarão uma interferência no padrão de resposta que o participante fará imediatamente depois, apertando a letra correspondente do elemento que aparece no centro da tela.
Avaliamos as associações despertadas no Sistema 1 do consumidor através do Teste Implícito de Priming (TIP). O TIP ocorre como se fosse um jogo, em que os participantes devem identificar elementos (marcas, embalagens, faces, palavras “SIM/NÃO”, etc) que aparecem no centro da tela. Para cada elemento que aparece no centro da tela, o participante deve apertar uma tecla correspondente, concluindo a tarefa sempre o mais rápido que puder.
Antecedendo esses elementos, serão apresentados diferentes primers (palavras, frases, imagens) em alta velocidade, na casa de centésimos de segundo, que causarão uma interferência no padrão de resposta que o participante fará imediatamente depois, apertando a letra correspondente do elemento que aparece no centro da tela.
Avaliamos o foco visual dos consumidores como métrica do processamento atencional bottom-up (processos externos dirigidos pelos estímulos relevantes do ambiente) e top-down (processos internos dirigidos pela busca voluntária da informação). Esta técnica é muito utilizada para análise de embalagens, peças publicitárias, e o comportamento de compra off e online. Os eye-trackers podem ser divididos entre:
Avaliamos a capacidade de embalagens e atributos de marca serem detectados a partir de um modelo mental, investigando o processo atencional top-down. Esta metodologia é construída através de técnicas de tempo de reação, e portanto podem ser utilizadas sem a necessidade de eye-trackers.
Avaliamos a capacidade de embalagens e atributos de marca despertarem maior atenção por seus atributos físicos, investigando o processo atencional bottom-up. Esta metodologia é construída através de técnicas de tempo de reação, e portanto podem ser utilizadas sem a necessidade de eye-trackers.
Nosso time de consultores com ampla experiência em neurociência e consumo trabalha diretamente com equipes de alta performance nas áreas de inovação, desenvolvimento de produto e marketing. Elaboramos projetos que identificam a assimetria de valor entre o que a empresa oferece e o que o consumidor deseja, para construirmos jornadas co-criativas para construção de estratégias de negócio. Nossa área de consultoria está pronta para arquitetar a melhor solução para o seu problema gerencial.
Desenvolver e ampliar o conhecimento de equipes está no nosso DNA. Com um time composto de profissionais com ampla experiência acadêmica, podemos elaborar momentos de reflexão, conhecimento e troca de experiências que permitam uma mudança de mindset e percepção sobre os consumidores pautada no conhecimento neurocientífico.
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Cada ação que fazemos, cada pesquisa, cada cliente leva consigo o propósito principal da Forebrain: a busca em entender o consumidor. Algo que se reflete no que os clientes têm a falar sobre sua experiência conosco.
Estávamos insatisfeitos com as pesquisas de pós-teste e avaliação de filmes/campanhas que tínhamos na época. Questionários estruturados e informações autodeclaradas tendem a não capturar o verdadeiro efeito que a publicidade em TV gera nas pessoas. O Brain Club trouxe novas formas de avaliar o impacto de nossos filmes em diferentes públicos acompanhadas de novos insights e ‘best-practices’. A possibilidade de nos compararmos com outros players especificamente da indústria financeira, de maneira bastante padronizada, também foi importante.Traduzir as mensurações de EEG para diretrizes de composição criativa de publicidade é sempre um desafio. Mas, dada a complexidade do desafio, a Forebrain consegue fornecer riqueza de insights e repertório de aplicações amplo o suficiente para conseguir sugerir um norte para a melhoria contínua dos filmes produzidos pelo Santander. Recomendaria, sem dúvidas, a Forebrain para quem procura adotar métodos ancorados em neurociência e ciência do consumo para suas jornadas de investigação e descoberta relacionadas tanto a questões etéreas como posicionamento de marca, quanto a temas mais concretos como experiência de uso de produto/serviço.
Bruno Tuzzolo
Santander
“Simplicidade, profissionalismo e vontade de inovar são os principais elementos que nos motivaram a trabalhar com a Forebrain. O "não dá" foi a única palavra que nunca ouvimos de nossa parceria. Por outro lado, "vamos tentar" faz parte do dia a dia de nossa parceria. Nossa principal transformação foi migrar do achismo para a ciência em todos nossos projetos. Nossas campanhas de marca evoluíram qualitativamente, gerando maior envolvimento dos consumidores com a nossa marca e em pleno momento de covid19 fomos eleitos a campanha mais memorável do Brasil. Acreditamos que esse resultado só foi possível devido aos inúmeros insights e aprendizados que a Forebrain nos proporcionou. Se você está disposto a colocar em xeque-mate suas certezas absolutas, você está preparado para trabalhar com eles.”
Paulo José
Leroy Merlin
Buscávamos reduzir a subjetividade nas análises relacionadas aos aspectos criativos dos nossos filmes. Queríamos inserir uso de dados no processo criativo e gerar formas de potencializar os resultados. Passamos a ter o time de criação mais próximo do time de inteligência. Criamos maior interesse interno por estudos de filmes publicitários por parte de todos os departamentos. Trouxemos visões e insights novos para nossos clientes. Conseguimos chegar mais perto de atribuir qual parte dos resultados é decorrente de uma boa estratégia de mídia, e qual parte vem do poderoso insight criativo contido em cada filme. E sobretudo, conseguimos olhar para a concorrência ou outras indústrias e extrair boas práticas de todo o mercado. Recomendo para todas as empresas que possuam o uso de dados inseridos em sua cultura. Nesse estágio de maturidade, a Forebrain será um parceiro poderoso para a geração de insights que não são extraídos de outras formas.
Marcelo
DPZ&T
A Forebrain ajuda marcas a aumentarem sua disponibilidade mental, criando estratégias e métricas para que os nossos clientes possam impactar com assertividade o seu consumidor.
Disponibilidade mental é a probabilidade que existe de seu consumidor notar ou reconhecer,ou mesmo quando ele tem pensamentos e sentimentos sobre sua marca no momento de compra. Quando isso acontece, há uma maior chance de sua marca crescer, dado o aumento significativo da escolha de sua marca ou produto. Isto vai muito além de ser Top of Mind!
Trabalhamos a partir de 3 modelos:
1) Pesquisa: atuamos com métricas neurocientíficas exclusivas para o diagnóstico e validação da disponibilidade mental dos consumidores frente a estratégias de marketing, comunicação, branding, produto, embalagem e shopper experience.
2) Consultoria: utilizamos o modelo MINDEX para ajudar nossos clientes a desenvolverem uma jornada de criação de disponibilidade mental. Através de uma imersão no negócio e a realização de workshops interativos, criamos a quatro mãos novas estratégias e planos de ação que resultarão em soluções inovadoras para seu negócio.
3) Treinamento: equipes de inovação, marketing e desenvolvimento de produto carecem de uma compreensão neurocientífica do consumidor. Nossos cursos e palestras têm como objetivo transformar o mindset do seu time para uma visão diferenciada dos problemas de negócio, aumentando os recursos para criação de estratégias de alto impacto.
Empresas que estão transformando produtos, serviços e experiências através da busca e compreensão profunda e científica do consumidor.
Você acredita que a neurociência pode ajudá-lo a aumentar a disponibilidade mental de sua marca, alavancando os resultados de seu negócio? Clique aqui e marque uma conversa com um especialista para fazer um diagnóstico dos seus desafios.
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