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a forebrain

Nosso propósito

A Forebrain existe para transformar a sociedade por meio do consumo. Acreditamos que isto seja possível hoje! Marcas podem e devem criar produtos, serviços e experiências que estejam alinhados com o bem-estar da humanidade e o futuro do planeta.

Entretanto, para que isso ocorra agora, é preciso colocar as pessoas no centro da estratégia. É neste contexto que vemos a neurociência como uma ponte para conectar os valores que marcas de vanguarda querem oferecer e os desejos que os consumidores contemporâneos aspiram.

Por que a neurociência?

1.
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O cérebro humano

Em um mundo que evolui constantemente e de forma cada vez ...

Em um mundo que evolui constantemente e de forma cada vez mais rápida, o cérebro do consumidor continua da mesma forma, desde as Savanas. A neurociência nos ensina que esta máquina cerebral que reage a estímulos, ameaças e oportunidades continua a mesma.

2.
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A metáfora do iceberg

Para entender como processamos as inúmeras informações...

Para entender como processamos as inúmeras informações ao nosso redor, utilizamos a metáfora do iceberg. Imagine que o nível da água representa a linha da consciência. Tudo que está acima, é o que você consegue ver, sua consciência. Tudo abaixo da água, seu inconsciente, o que você não tem acesso.

3.
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A pequena parcela de 5%

Apenas uma pequena proporção equivalente a aproximadamente ...

Apenas uma pequena proporção equivalente a aproximadamente 5% de tudo que é processado no nosso cérebro ocorre de maneira explícita e consciente, chamada de Sistema 2. É a parte do cérebro do consumidor que conseguimos acessar pelo que ele nos relata, pelo que ele fala.

4.
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O segredo do sucesso

A grande parcela de 95% “escondida” abaixo do nível da consciência...

A grande parcela de 95% “escondida” abaixo do nível da consciência corresponde ao processamento implícito e, por isso, não somos capazes de verbalizar. Chamado de Sistema 1, ele é responsável por todas as tomadas de decisão inconscientes do consumidor, sejam elas de consumo ou pessoais, e é onde mora o segredo de marcas e produtos de sucesso.

A Origem do Modelo Mindex

Como as marcas podem acessar as respostas intuitivas e automáticas do cérebro dos consumidores?

Trabalhos de marketing científico demonstram que marcas e produtos crescem quando sua disponibilidade mental é alta. A disponibilidade mental é definida como a propensão de uma marca e/ou produto ser notado ou vir à mente por indivíduos em situações de compra ou consumo.

A explicação neurocientífica para este fenômeno demonstra que existe maior chance de uma marca ou produto vir à mente dos consumidores quanto maior for a sua expectativa construída. Por outro lado, uma marca é mais notada ou reconhecida quanto maior for a experiência que ela causa no momento de compra e consumo.

 

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ENTENDA COMO O MODELO MINDEX CONSTRÓI A BASE DE TOdAS AS SOLUÇÕES OFERECIDAS PELA FOREBRAIN

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A partir destas reflexões, desenvolvemos um modelo que visa explicar do ponto de vista neurocientífico, como a disponibilidade mental é entendida e criada. Nasce assim o MINDEX - Modelo de Investigação de Expectativas e Experiências - modelo este que utilizamos para todas as soluções que desenvolvemos para os nossos clientes.

 

Como identificar e criar as melhores Expectativas e Experiências?

No MINDEX identificamos 4 esferas de influência que interferem diretamente na construção de expectativas e experiências, favorecendo a disponibilidade mental:

Narrativas Emocionais

Contemplam todo entendimento de narrativas presentes no dia a dia das pessoas, e a capacidade da sua marca e produto em criar uma história emocionalmente relevante para o consumidor.

Memórias Associativas

Contemplam todo o entendimento dos processos associativos que as pessoas têm nas suas experiências diárias, como também a investigação das conexões distintivas entre a marca e a mente do consumidor.

Percepção Sensorial

Contemplam todo o entendimento da criação de experiências sensoriais que interferem diretamente com os momentos de compra e consumo.

Saliência Atencional

Contemplam todo o entendimento da capacidade cerebral em filtrar dados relevantes, sejam por processos internos dirigidos pela busca voluntária da informação, sejam por processos externos dirigidos pelos estímulos relevantes do ambiente.

Desde 2010, na nossa origem como uma startup no Parque Tecnológico da UFRJ, imaginamos um mundo onde a neurociência pudesse resolver as maiores questões ligadas ao consumo. Hoje, com o acúmulo de milhares de dados, centenas de análises e o desenvolvimento sofisticado de inteligência, podemos olhar pra trás e ver que aquele sonho está sendo conquistado.”

Billy Nascimento

CEO e Fundador

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Conheça como podemos utilizar a neurociência para seus negócios

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